Rua Ajacá, 263 Bairro Icaivera - Betim - MG

Ministério: Rev. Rosinei H. Feliciano

Seja bem vindo ao nosso blog!


Olá seja bem vindo ao nosso blog. Fique a vontade para navegar.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Katsbarnea



Katsbarnea também datilografado "KATSBARNÉA", e abreviado de KATS. é uma banda brasileira de rock cristão gospel rock, blues psícodélicos.


A banda surgiu em São Paulo no início do ano de 1988, em meio à efervescência do rock de protesto no Brasil. Suas letras e estética musical romperam com a estrutura até então vigente no cenário cristão, trazendo à tona temas como uso de drogas, desequilíbrio ecológico, abuso do álcool, violência e desigualdade econômica. época prolífera para bandas de Rock, mas nem tanto para o Rock Cristão.


Assim, o Katsbarnea se tornou a primogênita do chamado "Movimento Gospel" no Brasil.


História

Fase inicial


KATSBARNEA nasceu em São Paulo, no fim da década de 1980, na mesma época que outras bandas de rock cristão ou gospel rock, como Oficina G3, Resgate e Fruto Sagrado. Os membros fundadores foram Brother Simion, Tchu Salomão, Marcelo Gasperini e Paulinho Makuko. Apoiada e orientada por Estevam Hernandes (que inclusive escreveu grande parte das letras da banda), fundador da igreja Renascer em Cristo, KATSBARNEA gravou o seu primeiro cassete em 1988, que teve grande demanda nas igrejas de São Paulo. A banda venceu o FICO (Festival Interno do Colégio Objetivo) com a música "Extra" (1988), em 1989. Katsbarnea nunca foi considerado uma banda apenas de Rock, mas simplesmente com vários estilos tocados nos concertos de forma realmente diferente.

Quando a banda Katsbarnea entrou no palco em público pela primeira vez em 1988, muitas pessoas evangélicas ficaram chocadas com a apresentação, e, com um super diferencial obtido já pela banda em termos de musicalidade e performances improvisadas, os concertos do album (Katsbarnea O Som Que Te Faz Girar), ocorridos no Dama Xoc, em São Paulo, Citações fortes sobre a banda já surgiam desde o príncípio exato em 1988. Katsbarnea se tornara uma banda de divertimento que atraía principalmente os jovens mudanos que nunca tinha nem mesmo entrado em qualquer igreja antes.

Mais um clássico do Rock Cristão no Brasil, o Katsbarnea é uma banda sem dúvida revolucionária. O som deles, como prometido em seu K7 (demo) "O som que te faz girar" de 1988 realmente faria qualquer amante do rock anos 80 gostar muito. Esse K7, que foi relançado anos depois pela Gospel Records como um Série Ouro, é uma fusão de estilos em cada música, no entanto percebe-se uma relação visível com a Banda Blitz (percursora do Brock anos 80), graças aos backing-vocals femininos e letras divertidas, como "Extra".


A música que abre o K7, "Contato", tem muitas influências do rock psicodélico e do folk. A segunda, "Retrovisor", segue uma linha bem country-folk também. Já "Grito de Katsbarnea", muito conhecida pelos fãs, tem influências da música latina, em especial da salsa. "Etéreo" é mais calma, similar ao psicodelismo e ao clima havaiano, graças aos efeitos especiais e aos inseparáveis backing-vocals. "Brisa" é uma raridade incrível, mistura elementos da música havaiana com o MPB. "Extra" (ou "Extra Extra") é uma letra incrível, o "Extra-extra, o mundo acabará amanhã de manhã!" se assemelha as teorias de fim do mundo vigentes até o fim da década de 90, mas também é uma relação com o fato do "Johnny" (personagem que representa o próprio vocalista da época, Brother Simion), que vivia no mundo das drogas. É a música mais pesada do K7, se assemelhando ao Hard Rock.


"Pacote Salvação", um reggae básico e bem hilário, relembrando os diversos planos econômicos que nunca solucionavam os problemas financeiros do país. "Corredor 18" conta um pouco da história do outro vocalista (e o único atual), Paulinho Makuko, é uma música bem funk e dançante. A "Salve a tua paz" tem um clima bem onírico, com referências visíveis ao psicodelismo. Por fim, "Viagem da Oração" é evocativa, mais uma música onírica e potente. Enfim, o disco realmente faz você "girar".

O primeiro álbum da banda, KATSBARNEA, foi gravado nos estúdios Transamérica, em São Paulo, de junho a setembro de 1988. A produção musical foi responsabilidade de Mauricio Domene e a produção executiva foi dos estúdios New Voice, representado por Domingos Orlando (o Mingo, ex-integrante do grupo Os Incríveis). Na época, a banda contava com 10 integrantes fixos — Brother Simion na guitarra e no vocal; André Mira na guitarra; Tchu Salomão no baixo; Mauricio Domene no teclado; Paulinho Makuko na percussão e no vocal; Marcelo Gasperini na bateria; Alessandra Orlando, Cláudia Bastos e Sandra Simões no vocal de apoio; e Marquinhos no saxofone — e ainda dois músicos eventuais: Hilquias no saxofone tenor, e Marcio Domene no trompete.

Este álbum solidificou sua carreira e abriu as portas para participação em programas de TV, como o Matéria Prima (programa da TV Cultura, então apresentado por Serginho Groisman), e em programas da MTV, além de ter matérias registradas no jornal O Estado de S. Paulo, na Folha Ilustrada da Folha de S. Paulo, na revista Veja, e em outras importantes mídias e por meio de outras mídias internacionais como Tv, Rádio, entrevistas no Video Show (Rede Globo) e vários programas canadenses, polonêses, britânicos, israelistas, argentinos.

Existem algumas gravações ao vivo da banda gravadas em 1989, 1990, e 1991, mas que foram apenas disponíveis para mídias de rádio.

Em 1993, a formação mudou drasticamente. Saíram todas as vocais de apoio, e sobretudo, os músicos Paulinho Makuko, Tchu Salomão e Marcelo Gasperini. Entraram em seus lugares Tomati (atualmente no sexteto do "Programa do Jô") na guitarra, Jáder Jadão Junqueira no baixo, e Fuka na bateria. Esta foi a época de lançamento do álbum Cristo ou Barrabás? entre 1992 e 1993 , produzido por Rick Bonadio.

Em 1995, houve a entrada de Déio Tambasco como guitarrista da banda e o grupo lançou Armagedom. O álbum foi um grande sucesso, e várias músicas se tornaram muito conhecidas dos ouvintes de música cristã na época, como a canção Gênesis, e a canção tema do álbum, Armagedom e faixas pesadas como "Invasão" e "Crack (Atos 4:11) fundindo a realidade vivida.

Acústico


1998 foi o ano que o vocalista Brother Simion decidiu deixar o Katsbarnea para se dedicar à sua carreira solo. Paulinho Makuko foi convidado a retornar à banda como vocalista, e junto com ele voltou também o baterista Marcelo Gasperini. Jadão e Déio Tambasco permaneceram na banda.
No dia 1 de Janeiro de 2000 a banda lançou com o álbum Katsbarnea Acústico, gravado ao vivo no DirecTV Music Hall, em 20 de dezembro de 1999, em São Paulo. O trabalho, registrado em CD e VHS, ultrapassou a marca de cem mil cópias vendidas e rendeu uma turnê de aproximadamente dois anos, levando a banda a excursionar por todo Brasil e em cidades da Bolívia, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Polônia, Canada, Estados Unidos e Israel. Com o fim da turnê, Déio Tambasco cedeu a vaga de guitarrista ao músico Harley Silva, a fim de se dedicar também à carreira solo.

Em 2003, a banda lançou o álbum Profecia que foi gravado em 2002. Essa foi uma releitura de seus sucessos, porém com uma nova sonoridade, fundindo o rock com a música clássica. O álbum dividiu o gosto dos fãs. Sua turnê, Ácidas Estrelas, durou até 2004, e depois de a terem concluído, os músicos Jadão e Harley Silva anunciaram suas saídas da banda.

Fase atual


De 2005 a 2007 a banda entrou em crise. Já estava há 10 anos sem lançar nenhum material novo em estúdios, fazendo, nesse ínterim, dois álbuns que tinham apenas interpretações dos seus antigos sucessos. Nesta época, o vocalista Paulinho Makuko lançou 12, um álbum garage rock com poesia urbana. Após esse período, a banda decidiu voltar com forças renovadas. Déio Tambasco voltou ao posto de guitarrista, somando-se a Makuko e Gasperini.

Completados dezenove anos de existência, KATSBARNEA lança em 2007 seu oitavo álbum oficial, "A tinta de Deus", tendo somente músicas inéditas, compostas em sua maioria pelo vocalista Paulinho Makuko. Eles também preparam a gravação de um DVD comemorativo dos vinte anos da banda, com lançamento previsto para 2008. Um fato curioso e que merece ser destacado é a presença maciça de adolescentes nas apresentações do grupo com tantos anos de carreira. Tal fato coincide com a vocação original da banda, que era levar os jovens ao questionamento crucial da existência humana, o valor da vida. Atualmente muitos e muitos fãs e críticos consideram KATSBARNEA como a melhor banda de rock gospel no brasil e mais original, obtendo uma qualidade musical excelente, letrística avançada e originalidade de repertório realmente diferencial, que os faz desta banda ser a mais respeitada por grande e anonimato público de longa data.


Uma parte dos fãs, acreditam que a Banda acabou mesmo com a saída de Brother Simion, mas isso são coisas que acontecem em quase todas as bandas. Desde 1988, longo tempo Katsbarnea se mostra ainda uma banda avançada, apesar de todas as críticas insanas vinda até mesmos dos próprios irmaõs de algumas congregações.

"Fan Club" Katsbarnea, citações "Nunca Esquecemos Nossas Cassettes Ao "leu"! "Fora Collor", "Diretas Já", "Deus Nos Deu O Giro do Rock Blues". "Não Tá Gostando do Som, Entra e Fecha a Porta". Estes são alguns dos dizeres engraçados de muitos jovens em protestos no fim dos 80 e início dos anos 90, citações escritas geralmente vista nas apresentações efervecentes da banda.


Significado do nome


KATSBARNEA em hebraico significa "lugar da decisão" esse é o significado mais perto que se pode chegar na lingua portuguesa. Na Bíblia, Katsbarnea aparece como o lugar de onde os doze espias, um de cada tribo de Israel, todos fugitivos do Egito, saíram para ver se a terra de Canaã era aquilo que Deus havia prometido.


O significado que mais se aproxima com a ideologia da banda é "lugar da decisão", já que a proposta é levar aquele que não vive uma vida cristã a questionar a si mesmo, e decidir-se por viver uma vida nova, livre de vícios e de atitudes nocivas, numa transformação cultural e espiritual.


Integrantes

Todas as Formações


1988–1991


Brother Simion (Vocal)
André Mira (Guitarra)
Tchu Salomão (Baixo)
Mauricio Domene (Teclado)
Paulinho Makuko (Percussão)
Marcelo Gasperini (Bateria)
Alessandra Orlando (vocal de apoio)
Cláudia Bastos (vocal de apoio)
Sandra Simões (vocal de apoio)
Marcio Domene (Trompete)
Hilquias (Sax Tenor)
Marquinhos (Sax)


1991–1993


Brother Simion (Vocal)
Mauricio Caruso (Guitarra)
Jadão (Baixo)
Paulinho Makuko (Percussão)
Marcelo Gasperini (Bateria)
Alessandra Orlando (vocal de apoio)
Cláudia Bastos (vocal de apoio)
Sandra Simões (vocal de apoio)


1993–1995


Brother Simion (Vocal)
Tomati (Guitarra)
Jadão (Baixo)
Fuka (Bateria)
Silas Fernandes (Guitarra)
Paulinho Makuko (Percussão)
Lufe (Bateria)


1995 - 1998


Brother Simion (Vocal)
Deio Tambasco (Guitarra)
Jadão (Baixo)
Flavio Benes (Bateria)
Giovani Bon (Teclados)


1998 - 2000


Brother Simion se desliga da banda para priorizar sua carreira solo. Nesse intervalo a banda entra em recesso e só volta com a gravação do acústico.


2000 - 2002


Paulinho Makuko (Vocal)
Deio Tambasco (Guitarra)
Jadão (Baixo)
Ari Bahia (Percussão)
Marcelo Gasperini (Bateria)


2002 - 2005


Paulinho Makuko (Vocal)
Harley Silva (Guitarra)
Jadão (Baixo)
Marcelo Gasperini (Bateria)


2005 - 2009


Paulinho Makuko (Vocal)
Deio Tambasco (Guitarra)
Marcelo Gasperini (Bateria)
Moisés Brandão (Baixo - em 2006)
Robinho Tavares (Baixo - em 2006)
Tutu Castro (Baixo - desde 2007)

Lista dos que já fizeram parte do Katsbarnea


Paulinho Makuko - vocal e percussão
Déio Tambasco - guitarra
Marcelo Gasperini - bateria
Tutu Castro - contra-baixo
Brother Simion - guitarra e vocal
André Mira - guitarra
Tomati - guitarra
Harley Silva - guitarra
Mauricio Domene - teclado
Tchu Salomão - baixo
Jáder Junqueira (Jadão) - baixo
Fuka - bateria
Alessandra Orlando - vocal de apoio
Cláudia Bastos - vocal de apoio
Sandra Simões - vocal de apoio
Marquinhos - saxofone
Hilquias - saxofone tenor
Marcio Domene - trompete
Ari Bahia - percussão
Flavio Benes - bateria
Giovani Bon - teclado
Gandi - bateria
Mauricio Caruso (Guitarra)
Lufe - Bateria
Cristian (Guitarra)


Discografia


2007 - A Tinta de Deus

Primavera
A Tinta de Deus
Caminho
Bom Encontro
Perto de Deus
Seu Doutor
Uma Certeza
Game Over
O Verbo
O Amor Sempre Ganha


Comentário: Embora esse CD esteja bem diferente do padrão Kats ele está com letras inéditas. Vale a pena ouvir!


2002-2003 - Profecia


Grito de alegria
Invasão
Orgulho
Sepulcro caiado
Parede branqueada
Fumaça arisca
Remédio pra dormir
Gênesis
Profecia
Voz do oriente


Comentário: Releitura de antigos sucessos da banda com toques de música clássica. Destaque para música Voz do Oriente, gravada originalmente por Brother Simion (ex-vocalista) em seu disco solo de 1993 "Esperança".


2000 - Acústico / A Revolução Está de Volta


Extra
Grito de Katsbarnéa
Congestionamento
Consumo
Cristo Ou Barrabás
Amor
Ondas Agitadas
Palavra Ap. Estevam Hernandes
Apocalipse
Terra
Meio Fio
Corredor 18
Viagem De Oração
Revolução


Comentário: CD que marcou o retorno da banda com o projeto que já tinha soado bem em 1999. Com Paulinho Makuko nos vocais, Marcelo na bateria, Jadão no baixo, Ari Bahia na Percussão e Deio na guitarra. Item de colecionador e considerado por muitos o melhor CD acústico gravado no meio gospel.


1998 - 10 Anos


Extra
Alegria
Terra
Viagem da Oração
Armagedom
Corredor 18
Cristo ou Barrabás
Grito de Katsbarnea
Gênesis
Amor
Invasão
Revolução
Congestionamento
Do céu
Apocalipse
Ondas

Comentário: Coletânea com os maiores sucessos da banda e comemoração aos 10 anos de Katsbarnea. Sensacional!


1995 - Armagedom


Invasão
Alegria
Gênesis
Armagedom
Prá Onde Você Vai, Brother?!
Intervalo - 30 segundos
Do céu
Graça (Atos 4:11)
Palavras Simples
Fariseu
Get ou of Babylon
Ele Virá


Comentário: CD mais experimental do KATS, onde as músicas vão do reggae de Alegria ao Heavy Metal de Invasão. Destaque para Gênesis e Palavras Simples duas músicas de adoração que marcaram época, Em 1996 este album obteve boas críticas até mesmo no Reino Unido.


1992 - Cristo ou Barrabás


Terra
Parede Branqueada
Shine on your Face
Congestionamento
Ondas Agitadas
Cristo ou Barrabás
Amor
Remédio Prá Dormir
Meio-Fio
Expressão de Amor


Comentário: LP mais pesado do KATS. Letras repletas de criatividade e melodias inesquecíveis. Ondas Agitadas e Remédio Prá Dormir agradarm muito ao público e Cristo ou Barrabás tornou-se hino da juventude sendo conhecido até mesmo por quem não frequentava igrejas. Um detalhe interessante é que embora o Tomati tenha feito toda a turnê e seu nome constasse da ficha tecnica na contracapa do disco, segundo declaracao dele mesmo meses antes de deixar a banda, ele nao gravou as guitarras deste LP.


1989 - Katsbarnea (Extra-Extra)


Sepulcro caiado
Ver o Sol (quando reeditado essa música foi retirada)
Apocalipse
Viagem da oração
Extra
Fumaça arisca
Grito de Katsbarnéa
Consumo
Revolução
Corredor 18


Comentário: Foi o 1º LP a ser lançado do Katsbarena, sendo o 2º Album . Esse Disco é considerado o disco essencial para os que gosta do KATS. Com sua formação original o KATSBARNEA quebrou barreiras e mostrou ao mundo que é possível sim tocar Rock e falar de Jesus, Um dos albums mais tocados na rádio gospel da época, com todas as cançôes do disco inteiro.


1988 - O Som que te Faz Girar (K7 Demo)


Contato
Retrovisor
Grito de Katsbarnea
Etério
Brisa
Extra
Pacote Salvação
Corredor 18
Salve a Tua Paz
Viagem da Oração


Comentário: Disponível apenas para downloads. Destaque para a versão de Viagem de Oração onde Tchu simplesmente deempenha com seu baixo marcado com uma levada muito próxima ao Punk. Originalmente esse album foi lançado em K7 (Cassette) e só depois de algum tempo foi lançado em CD. Os Clássicos enternos da banda como "Grito de Katsbarnéa" "Extra" e "Corredor 18" já mostravam a sonoridade original da banda que muitos jovens comparavam com a banda (Blitz) de 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mascote IEQ Templo Shalom

Mascote IEQ Templo Shalom
Este é o Marronzinho